De acordo com o regulamento, cada autor(a) poderá inscrever apenas 1 (uma) obra, que devem ter, pelo menos, 52 (cinquenta e duas) páginas. Caso o proponente realize mais de uma inscrição será considerada apenas a mais recente. A obra deverá ser encaminhada na íntegra. Não serão admitidas alterações ou complementações após término do prazo das inscrições, caso contrário, a inscrição será eliminada do processo de seleção.
O Mapa Cultural de Pernambuco permite fazer rascunhos das propostas, mas a inscrição somente é válida ao clicar no botão “Enviar” e após recebimento do e-mail de confirmação de inscrição enviada.
Inicialmente chamado de Prêmio Pernambuco de Literatura, o Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura foi criado após cerca de 20 anos sem premiações literárias no âmbito do Governo do Estado de Pernambuco (as últimas premiações ocorreram através dos chamados Prêmios Literários de Pernambuco).
Ele surgiu em decorrência de uma demanda da Comissão Setorial de Literatura, que apontou a necessidade da criação de uma linha editorial da Secretaria de Cultura de Pernambuco que servisse como alternativa menos burocrática ao edital do Funcultura.
Em 2018, por ocasião do centenário do escritor, crítico literário, jornalista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor Hermilo Borba Filho, a Secretaria de Cultura de Pernambuco passou a intitular o Prêmio com seu nome. Houve também uma ampliação do seu valor: passou de R$ 56 mil para R$ 90 mil.