Festival Palavra Cifrada ainda tem muito para falar

Xico Sá, Maria Valéria Rezende, Samarone Lima e João Cézar de Castro Rocha participam do último dia do evento

O Festival Palavra Cifrada segue até este sábado, com atividades que celebram Clarice Lispector, Solano Trindade e Franz Kafka, na Livraria do Jardim, com particiações de Xico Sá, Maria Valéria Rezende, Samarone Lima e João Cézar de Castro Rocha. As atividades acontecem na Livraria do Jardim, na Boa Vista, a partir das 15h. O encerramento reúne os músicos e poetas Carlos Gomes Oliveira, Maju Cavalcanti e Anderson Andrade, no show lítero-musical Na boca muitos nomes.

Na sexta-feira, a programação contou com performances nos mercados públicos da Boa Vista, Casa Amarela, Encruzilhada e Peixinhos, uma conversa entre o romancista e dramaturgo Cicero Belmar e o crítico de teatro Luiz Reis comentam os fundamentos do texto teatral em conversa com o publico; uma conferência do professor Anco Márcio Tenório Vieira sobre o primeiro romance de Perto do coração selvagem, da recifense Clarice Lispector, primeiro romance da autora, publicado há exatos 80 anos; e Marcelino Freire com sua Pré-Balada Literária.

Xico Sá - Foto Larissa ZylbersztajnO festival tem curadoria do escritor Sidney Rocha e que se propõe reflexões sobre a literatura contemporânea, com destaque para a produção local, no evento aberto ao público, antes de chegar ao Recife passou por de Afogados da Ingazeira, Vitória de Santo Antão e Garanhuns. A realização é da produtora Nós Pós, sob a direção geral de Alexandre Melo e com a direção de produção de Hudson Vlamir.

Confira a programação deste sábado:

15h - Recital - A Palavra Trindade - Um Livro faz 80 anos

Samarone Lima lê Solano Trindade: Poemas d'uma vida simples, editado pelo próprio autor, Solano Trindade, em 1944, o livro toma voz em recital de Samarone Lima com microfone aberto para diversos autores/autoras, negros/negras.

16h - Conferência - Essa tal Felicidade em Felicidade clandestina de Clarice Lispector

Maria Valéria Rezende (SP): Essa tal felicidade em Felicidade clandestina, de Clarice Lispector Uma das mais premiadas e respeitadas autoras brasileiras, Maria Valéria Rezende comenta a felicidade, no âmbito literário ou não, e até onde toda literatura é clandestina.

18h - Conferência - Franz Kafka e as metamorfoses na América Latina

João Cézar de Castro e Xico Sá (SP): No centenário de morte de Franz Kafka (1883-1924) esses autores, um no Brasil, outro em Portugal, conversam sobre como a literatura do autor tcheco ainda hoje pode ser tomada como exemplo para o “espanto” na vida cotidiana, sobretudo das ameaças da ultradireita no mundo.

20h - Show Musical Na boca muitos nomes

Com Carlos Gomes Oliveira, Maju Cavalcanti e Anderson Andrade: O grupo apresenta o show lítero-musical “Na boca muitos nomes”. Poesia e música, gesto e linguagem. A apresentação entrelaça poemas e canções dos dois artistas, de livros lançados no final de 2023, "voar é a ordem", de Maju, e "Nunca é triste um corpo que fala eu te amo", de Oliveira.