Jô Mazzarolo lança livro Mude o Conceito, nesta segunda-feira

Jornalista, que foi diretora de jornalismo da Globo Recife por 23 anos, aborda mudanças que ocorreram na emissora durante sua gestão

A jornalista Jô Mazzarolo lança nesta segunda-feira, dia 25, o livro Mude o Conceito - Quando Inovar não era opção, que traz reflexões e comentários sobre os 23 anos em que foi diretora de jornalismo da Globo Recife. O evento acontecerá a partir das 18 horas, no Coffe Cube, no bairro da Jaqueira, no Recife.

Trata-se do primeiro livro publicado por Jô Mazzarolo. Ele destaca momentos de grande relevância, como a integração das emissoras do Nordeste em projetos conjuntos, a transformação na forma de apresentar os telejornais, a criação de um calendário unificado, o Projeto Educação, que mobilizou professores voluntários e mais de 5 mil alunos, a primeira transmissão em streaming da Globo e a inauguração da nova sede da emissora em Pernambuco, projetada sob o conceito de “TV em formato de TV”.

“O trabalho aborda marcos pernambucanos e nordestinos nos meus 23 anos de gestão da Globo. Fiquei de 2000 a 2023. Conto como foi a mudança da Globo do Morro do Peludo para a rua da Aurora. Relembro um programa Globo Repórter que foi todo realizado em preto e branco, com imagens que pouca gente tinha visto, porque na década de 1970 pouca gente tinha televisão.”, adianta a jornalista.

Ela ressalta, com especial entusiasmo, a mudança de apresentação dos telejornais, quando os apresentadores deixaram a bancada para caminharem através do estúdio. Uma ideia da sua gestão. “Este modelo foi espalhado para todo o País.”

Sobre a criação de calendários, dos desafios da audiência, e da criação dos programas que unem todo o Nordeste, ressalta: “Falo na perspectiva da equipe, com destaque para a  equipe. Porque sempre foi um trabalho em equipe.”, diz.

“É um livro para pensar, relembrar, celebrar e sorrir, como deve ser a vida”, resume Jô Mazzarolo.

Jornalismo atual


Com a larga experiência no comando do jornalismo local, Jô diz que atualmente o profissional tem muito mais recursos para desempenhar suas funções. “Só que o equipamento precisa de um ser humano que o programe, que faça a pergunta certa para a máquina responder. E você só tem respostas inteligentes quando você sabe perguntar. Talvez um dos maiores desafios hoje seja resgatar a arte de perguntar. A boa pergunta vem depois de uma escuta. Na escuta descobrimos histórias poderosas.”

Jô Mazzarolo também dá uma dica para os que estão iniciando na profissão: é preciso ler. “Pode usar a rede social, mas escolha a rede com conteúdo, com informação. Um bom jornalismo vem do conhecimento, da contextualização e da pluralidade de ideias. Isso só é construído com a leitura e o conhecimento.", finaliza

 

Serviço

Lançamento do livro Mude o conceito - Quando inovar não era opção

Quando: hoje, 25 de agosto

Horário: a partir das 18 horas

Local: Coffe Cube, rua Serrita, 24, Jaqueira, Recife