Após cinco anos, a Fliporto, Festa Literária Internacional de Pernambuco, voltará a reunir leitores, escritores e o mundo literário no Estado. A 13ª edição do evento, que será realizada no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, abrirá suas portas entre 14 e 17 de novembro tendo como homenageados o escritor Raimundo Carrero e o músico Chico Science, que há 30 anos lançou o álbum Da Lama ao Caos.
“A Fliporto é um patrimônio de Pernambuco, apenas fizemos uma pausa (de 5 anos). Agora, retomamos o projeto com um grande Congresso Literário, um site permanente (lançado em outubro), o Fliporto em Movimento, e faremos no ano que vem a Fliporto Portugal durante a Aveiro Tech Week, cidade onde tem o Porto Digital Europa, braço do Recife, com quem também dialogaremos.”, explica o escritor Antônio Campos, que é curador do evento.
“A obra de Chico Science é bastante contemporânea e o seu disco Da lama ao caos, que completa 30 anos, é um marco. Chico foi um gênio que nos deixou precocemente, um homem que pensou e criou além do seu tempo”, justifica Campos.
Sobre Carrero, Campos afirmou que a escolha se deveu a sua obra madura e robusta. “Marcada pela densidade psicológica e narrativa profunda, Carrero explorou a alma humana e os dilemas sociais do Nordeste. Sua trajetória literária, premiada e admirada, será homenageada com uma palestra onde ele falará sobre a importância das festas literárias para a formação de novos autores e sobre a literatura atual.”
O escritor Raimundo Carrero também comemora a edição da feira e a sua participação. “Essas feiras são fundamentais como espaço para o contato entre os leitores e os livros. São atualmente a forma mais eficaz de difundir e dar acesso ao grande público à literatura.” E agradeceu a homenagem a seu nome. “Achei sensacional a minha indicação, por ter sido feita por uma família que sempre foi ligada à literatura, uma vez que o pai de Antônio é o escritor Maximiano Campos”, disse Carrero.
Programação
Nos seus quatro dias de realização, a Fliporto vai colocar o público em contato não apenas com os livros, mas com palestras e debates que possibilitarão refletir sobre o cenário literário, a crítica, os prêmios e o mercado editorial.
A abertura do evento será marcada pelo sarau conduzido pelo Grupo Literatrupe, que fará homenagens não apenas a Chico Science, mas também ao poeta Miró da Muribeca.
No mesmo dia, a conferência inaugural será "Os tempos que correm", que abordará a aceleração do tempo contemporâneo, com a escritora e membro da Academia Brasileira de Letras, Rosiska Darcy, que tem dezenas de livros publicados.
Entre eles, Liberdade (Rocco/2021), onde aborda temas relacionados à atualidade, como o ódio, a intolerância e o autoritarismo, discutindo uma visão fundamentalista de um mundo que brota do medo e da insegurança frente a atual era da incerteza.
Durante a conferência, a escritora contará com a mediação de Antônio Campos. Rosiska, na verdade, será participante de dois momentos da Fliporto: após a conferência estará presente ao lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras Tema: Tempos que correm, no Espaço Livraria Oficial.
Importância das feiras
Outro momento especial na abertura da Fliporto será às 17h, com uma conversa com escritor e homenageado da edição, Raimundo Carrero, que falará sobre "A importância das festas literárias para literatura brasileira contemporânea e a formação de novos autores".
O evento contara com mediação do jornalista, escritor e editor-chefe das revistas Continente e Pernambuco, Mário Hélio, e com a participação da cineasta Luci Alcântara.
Logo em seguida, encerrando o primeiro dia, haverá uma apresentação musical do DJ Vibra, que fará uma releitura de músicas de Chico Science.
A programação literária do segundo dia da Fliporto começa com a conferência “Literatura e Inteligência Artificial”, a ser conduzida a partir das 14h30 por Iara Lemos e Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Às 16 horas, Tito Leite, autor do livro Jenipapo Western fará a palestra “No Sertão tudo é por um fio”.
Na continuação, às 16h30, haverá o lançamento do livro Luiz Gonzaga 110 anos de nascimento, do escritor Paulo Wanderley, que em seguida, fará a palestra "Luiz Gonzaga, o pernambucano do Século".
Encerrando o dia, palestra-show com Jessier Quirino, a partir do seu novo livro Eu parece que estou vendo. O evento começa a partir das 19h.
Fim de semana cheio de atrações
Com a chegada do final de semana, a Fliporto abre às 10h, e as atrações redobram. As portas dos eventos serão abertas com a palestra "A Luso Brasilidade Musical", conduzida pelo escritor Igor Lopes.
À tarde, a partir das 14h30, um momento especial. A jornalista Lorena Calábria (autora do livro Chico Science & Nação Zumbi: Da lama ao caos), com a colaboração de Goretti França (irmã de Chico Science e DJ da Vibra), conduzirá a conferência "30 anos do movimento Mangue Beat e a importância de Chico Science para a Música Popular Brasileira".
Às 17h, outro destaque: a presença do escritor português João Morgado, que fará uma palestra sobre os 500 Anos do nascimento de Camões. Morgado é autor do romance biográfico O livro do Império.
Prêmio Caminhos Literários
No último dia da Fliporto, várias palestras e conferências. Às 10h, Ney Anderson e Jaqueline Fraga falam sobre “A nova crítica literária no Brasil”.
Às 14h30, Henrique Rodrigues vai falar sobre a “Importância dos Prêmios Literários”, com a participação de Izabella Cristo, ganhadora da primeira edição do Prêmio Caminhos Literários, parceiro da Fliporto.
Paraense radicada em São Paulo, a médica e escritora Izabella Cristo foi vencedora da primeira edição com o romance Mãezinha, que trata do drama de uma mãe na UTI com um filho prematuro.
“Apresentar esse resultado na Fliporto será uma honra, uma vez que não é só no Sul/Sudeste que há grandes eventos e autores”, afirma Henrique Rodrigues, escritor e curador do Prêmio Caminhos Literários.
Rio Sangue
Ronaldo Correio de Brito, acompanhado pelo escritor Carlos Filho, fará uma das últimas apresentações literárias da feira.
Ele conduzirá a palestra "Raízes do Brasil no romance Rio Sangue". Uma releitura do último livro de Ronaldo, a partir do clássico de Sérgio Buarque de Holanda sobre a formação do Brasil.
E para encerrar o ciclo de palestras e conferências, o próprio escritor e advogado Antônio Campos fará uma abordagem de “Resistir na era das incertezas, um olhar sobre o contemporâneo”, de sua autoria.
“O meu tema, ultimamente, tem sido o homem atual, o tempo atual, esse tempo caótico e complexo que vivemos, marcado pela guerra e pela intolerância, tenta buscar compreensões e caminhos. Na era das redes sociais e da hiperconectividade reina a solidão”, afirma Antônio Campos, que fará uma sessão de autógrafos logo após a palestra.
O encerramento da Fliporto se dará com a apresentação do Grupo Literatrupe, às 19h, com um sarau poético.
SERVIÇO:
13ª Edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto)
Quando: De 14 a 17 de novembro
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro S/N- Varadouro – Olinda
Horários: Quinta e sexta-feira, das 14h às 19h; Sábado e domingo, das 10 às 19h
PROGRAMAÇÃO
Dia 14, quinta
14h Abertura - Apresentação da Literatrupe. Sarau em homenagem a Chico Science e o poeta Miró da Muribeca
15h Conferência de abertura com Rosiska Darcy, escritora e membro da ABL. Mediação de Antônio Campos.
Lançamento da nova edição revista da Academia Brasileira de Letras, coordenada pela acadêmica, Livraria do Jardim, na Fliporto. Tema: “Tempos que correm”
17h Raimundo Carrero, com mediação de Mário Hélio e participação da cineasta Luci Alcântara. “A importância das festas literárias para a literatura brasileira contemporânea e a formação de novos autores”.
19h DJ Vibra, com releitura de músicas de Chico Science
Coquetel
Dia 15, sexta
14h30 Iara Lemos e Pierre Lucena, “Literatura e inteligência artificial”
16h Tito Leite, autor do livro Jenipapo Western. Palestra: “No sertão tudo é por um fio”
17h30 “O universo HQ e literatura”, com Janaina de Luna e convidados
18h30 “Luiz Gonzaga 110 anos”, pelo pesquisador Paulo Wanderlei
19h30 Palestra-espetáculo com o poeta e escritor Jessier Quirino, com lançamento do livro Eu parece que estou vendo, no espaço da Livraria do Jardim na Fliporto
Dia 16, sábado
10h Igor Lopes, "A Luso brasilidade musical"
11h Palestra - Paulo Vanderley, escritor e pesquisador sobre o livro Luiz Gonzaga 110 anos
12h "Acessibilidade Digital em Conteúdos Didáticos para Pessoas com Deficiência Visual", com palestra da educadora Christiane de Melo Cabral, que integra o time de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), onde lançará livro sobre o tema.
14h30 "30 anos da Lama ao Caos", conferência da jornalista Lorena Calábria, que publicou o livro Da lama ao caos, e de Liminha, produtor do disco. Presença de Goreti França, irmã de Chico Science.
17h João Morgado, autor português, falará sobre 500 anos do nascimento de Camões, sobre quem lançou o romance biográfico “O Livro do Império”, disponível nas livrarias brasileiras.
19h30 Peça A última noite de Kafka, com presença do escritor e autor da peça, Cláudio Aguiar, que completa 80 anos. Duração: 35 minutos. Em efeméride aos 100 anos do falecimento de Kafka.
Dia 17, domingo
10h Conferência, Ney Anderson e Jaqueline Fraga, “A nova crítica literária no Brasil”
11h "Literatura, gastronomia e artes plásticas", com César Santos, Di Farias e Arthur Nascimento. Diálogos entre as artes
12h "Literatura e Universidades"
14h30 "A importância dos prêmios literários", por Henrique Rodrigues, com a presença do ganhador da primeira edição do Prêmio Caminhos, parceiro da Fliporto
16h Ronaldo Correia de Brito, "Raízes do Brasil no romance Rio Sangue"
17h30 Conferência “Resistir na era das Incertezas, um olhar sobre o contemporâneo”, Antônio Campos, seguido de autógrafo de livro
19h Apresentação da Literatrupe, fechamento do evento
Outras atividades
Olinda das artes - Mais de 100 ateliês e também restaurantes abertos, num circuito gastronômico. Homenageado o artista plástico Di Farias
Lançamento do site permanente da Fliporto - Fliporto em movimento. Será um site permanente de notícias culturais e sobre a Fliporto
Prêmio Caminhos - A entrega da premiação com a presença do idealizador e do ganhador da primeira edição, parceiro da Fliporto.
Livraria do Jardim - Apoio ao evento literário, com sessão de autógrafos, com grade própria
Exposição Pernambuco, Jardim dos Baobás - Olinda das Artes
Exposição, palestras, livro
Exposição Pernambuco em miniquadros - Olinda das Artes
Atividade da Occa - Espaço do Eufrásio Barbosa, sobre games
Projeto Pernambuco bom de mesa - Instituto Cesar Santos, durante a Fliporto, no espaço do Eufrásio Barbosa