Uma delegação de 24 editoras brasileiras embarca para a Itália para representar o país na tradicional Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que ocorrerá de 31 de março a 3 de abril. A expectativa é de um crescimento de 5% nos negócios em relação ao ano anterior, com um faturamento estimado de US$ 1.559.250,00 para 2025, comparado aos US$ 1.485.000,00 registrados em 2024.
Estarão no maior evento do mercado editorial destinado ao público infantil e jovem as editoras: Aletria, Biruta, Callis, Carochinha, Cedic Internacional, Ciranda Cultural, Editora do Brasil, Globo Livros, Girassol, Grupo Online Editora, Jujuba Editora, Mágico de Oz, Maralto Edições, Melhoramentos, Ôzé Editora, Pallas Editora, Pé da Letra, PopStories, Solisluna, Tabla, Telos Editora, The Ruth Rocha Project, Todolivro e VR Editora.
Projeto setorial criado em 2020 para o fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, o Brazilian Publishers é responsável pelo estande e pelas articulações com o mercado internacional. O projeto é uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). "Estamos levando ao evento a riqueza e a qualidade da nossa produção editorial, oferecendo ao mercado global uma oportunidade única de conhecer o melhor da nossa literatura", afirma Sevani Matos, presidente da CBL.
No estande do Brasil os visitantes e compradores poderão participar do Cairinha Hour, combinação de networking com gastronomia brasileira. Haverá também encontros do mercado (matchmaking) e oficina de técnica de Diorama, com a escritora e ilustradora de livros infantis Ellen Pestili. Uma das apostas da CBL é a Jabuteca, que reúne os livros vencedores e finalistas do Prêmio Jabuti.
.