A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco promove, nesta quarta-feira (7/5), o lançamento do livro Tintas do passado - Manufatura e composição mineral de registros rupestres em Pernambuco, escrito a seis mãos por Paulo Martin Souto Maior, Anne-Marie Pessis e Maurilio Amâncio de Moraes. Os autores participam de um debate com o jornalista, escritor e antropólogo Mario Helio, às 18h, no Auditório Gleyde Costa Vitor.
O livro é o resultado da segunda fase da pesquisa Caracterização dos Sítios Pré-históricos com Grafismos Rupestres no Estado de Pernambuco, financiada através de um projeto Pronex, da Facepe.
De acordo com os autores, em Pernambuco, conheciam-se em torno de 50 sítios com registros rupestres antes da primeira fase da pesquis. Atualmente, já se registraram 479 sítios com pinturas e gravuras em abrigos rupestres e em sítios abertos. Trata-se de um acervo significativo das ocupações pré-históricas da região.
Nesta segunda fase, foram realizadas análises físicas e químicas em sítios representativos dos diferentes ambientes ocupados por grupos pré-históricos.
A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Rua João Líra, s/n - Santo Amaro, Recife - PE, 50030-230
Telefone: (81) 3181-2654