Poeta Abel Menezes lança Quase nesta quinta-feira

Dono de um estilo que intercala poéticas, estilos, e que abrange várias expressões artísticas, Abel Menezes lança novo livro em Olinda, a partir das 17h

Abel Menezes volta à cena com o livro-objeto Quase, que sugere uma sanfona e tem forte inspiração na música
Abel Menezes volta à cena com o livro-objeto Quase, que sugere uma sanfona e tem forte inspiração na música




Nesta quinta-feira, dia 18, o poeta Abel Menezes volta à tona com uma obra que vai chamar atenção dos leitores não só pelos poemas curtos, haicais e aforismos, mas também pela apresentação ousada e elaborado do livro-objeto Quase, editado em formato de uma sanfona e que homenageia não apenas os sanfoneiros nordestinos, mas sobretudo a música, uma das paixões do artista. O lançamento acontecerá a partir das 17h, no Bar Barrio, no Largo do Varadouro, em Olinda. 

O próprio poeta admite que Quase é um livro musical, e que alguns versos foram pensados para que a música estivesse presente. Não à toa, o livro vem com um QR-Code onde os leitores poderão ouvir Abel Menezes declamando  67 poemas, em diálogo com o desenho sonoro concebido e dirigido pelo músico e compositor Raphael Costa, mais a participação especial de Marcelo Jeneci e Gilú Amaral.

Além da música, outro motivo de inspiração para o livro foi a frase do escritor simbolista francês Stéphane Mallarmé (1842 -1898)  que afirmou “quase é quase nada” (“Presque, c’est presque rien”). “Quase é instante e antes”, diz Abel, que confessa dialogar com várias facetas das artes no seu novo trabalho: teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas, música, canções estão presentes. “O núcleo dessa mandala é a poesia.”

Contendo 373 poemas curtos, haicais, aforismos, de temática ampla, o livro foi publicado sob a coordenação de Maria Alice Amorim, escritora e fundadora da Zanzar, editora que a partir do Recife vem produzindo publicações nas áreas de literatura, artes visuais e cultura popular.

“Quase foi concebido para o formato sanfona, os poemas distribuídos de cinco em cinco a cada página e, entremeando blocos de páginas de poemas, cortinas com poemas gráficos do artista Petrônio Cunha, que criou, com a técnica de recorte e colagem, diversas imagens que dialogam com poemas de Abel. “, explica Maria Alice

A expressividade característica das obras de Petrônio se destaca e enriquece ainda mais o livro, numa interlocução de linguagens poéticas e visualidades, que também desfrutamos na capa, quarta capa, na abertura e fechamento das duas faces do fole do livro-sanfona.

A obra poderá ser “tocada“ dos dois lados e tem quase 50 páginas em cada face. Parte do acabamento e montagem foi executada em processo artesanal, para ser folheado como uma sanfoninha, o tradicional oito baixos. Através de um QR code, com acesso irrestrito, 67 dos poemas do livro podem ser ouvidos na fala-canto do autor, em diálogo com desenho sonoro concebido e dirigido pelo músico e compositor Raphael Costa, mais a participação especial de Marcelo Jeneci e Gilu Amaral.

Quase atesta a plena vitalidade do percurso poético de Abel Menezes, iniciado em 1987, com a publicação do poema Recife no livro Álbum do Recife, editado por Jaci Bezerra em homenagem aos 450 anos da cidade. É um livro que pode ser lido da forma que o leitor deseja: seja 

Nascido em Caruaru, é poeta, letrista, médico, tem mestrado (UFPE, 2001) e doutorado (PUC-SP - 2010) em Antropologia. Publicou Álbum do Recife, antologia de poetas, pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, em 1987; Delírica Dança, ed. Pomba-Gira Palavra (Recife, 1988); A gargalhada a-final, ed. Hucitec (São Paulo, 1996); Poesia Viva do Recife, 100 poetas, Cepe (Recife, 1996); Tramas da Vida, ed. Maya (Recife, 2015); Capibaribe Vivo, ed. Coletivo Parque Capibaribe (Recife, 2015); Mnemosyne, Zanzar Edições (Recife, 2017); Encarnação: Sapho-Nietzsche-Van Gogh, Zanzar Edições (Recife, 2023).

Serviço

Lançamento do livro Quase

Quando : nesta quinta-feira, 18 de setembro

Onde: Bar Barrio

Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 5 - Largo do Varadouro / Olinda - PE

Número de páginas : 96 

Preço: R$ 130,00