Nesta quarta-feira, dia 30, estreia a nova temporada do programa “Memória da Poesia Brasileira”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) –entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O ensaísta e professor Eucanaã Ferraz é o convidado do dia. O evento é gratuito e acontece presencialmente no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. Os que quiserem poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
Carioca, poeta, ensaísta e professor de literatura brasiliera da UFRJ, Eucanaã tem diversos livros lançados para os públicos adulto, infantil e juvenil. Entre suas obras premiadas estão Desassombro (7 Letras, 2002 - Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da FBN); Sentimental (Companhia das Letras, 2012 - Prêmio Portugal Telecom 2013); Palhaço, macaco, passarinho (Companhia das Letrinhas, 2010 - Prêmio Ofélia Fontes 2011, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil); e Cada coisa (Companhia das Letrinhas, 2016 - Melhor Livro de Poesia/ Melhor Projeto Editorial pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Memória da Poesia Brasileira
A iniciativa objetiva o registro e a divulgação gratuita da poesia brasileira contemporânea para o público em geral. A curadoria e a apresentação ficam por conta do poeta e editor Sergio Cohn – também responsável pela edição da revista Poesia Sempre, da FBN.
Os eventos são divididos em duas partes: a partir das 13h, de forma privada, é realizada uma gravação do(a) poeta recitando seus textos, em registro audiovisual; às 15h, é realizado um depoimento público, com cerca de duas horas de duração, sobre a trajetória pessoal e poética do(a) autor(a).
Na primeira temporada, em 2024, o programa teve as participações de Guilherme Zarvos, Claudia Roquette-Pinto, Antônio Cícero, Salgado Maranhão, Manoel Ricardo de Lima, Afonso Henriques Neto e Viviane Mosé. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da FBN.
Serviço:
Memória da Poesia Brasileira
Com: Eucanaã Ferraz
Data: 30/07/25 (quarta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim)
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=-E_fcqX23Xc
Evento gratuito