Um ano após a morte do francês Jean Giraud, o Moebius, a editora Nemo nos dá um excelente motivo para relembrar e aclamar o talento de um dos grandes mestres dos quadrinhos de todos os tempos. Com o lançamento do primeiro volume da série O Mundo de Edena, inédita no Brasil, podemos novamente entrar em contato com o idílico e intrincado universo desse autor que priorizou a ficção científica nos seus roteiros e desenhos, e que nos transportou a mundos mágicos, impensáveis, futurísticos e surpreendentes.
Nessa história, Moebius recria o mito bíblico do Gênesis, do Jardim do Édem, de Adão e Eva, mas numa perspectiva bem diferente: as origens e mitos que eles se referem são às das máquinas, que se interligam, emocional e psicologicamente, com os humanos, ou melhor, com os “seus” mecânicos.
Originada de uma encomenda feita pela indústria automobilística Citroën, a história ganhou vida própria, virou série com seis exemplares, lançada há 30 anos, no auge da produção do francês.
Mesmo com três décadas, continua atual, mostrando a perfeição do desenho, a intensidade e a inventividade do trabalho de Moebius.