A assinatura de Manara já dá uma justa definição do que se pode esperar de Encontro fatal – e sua capa é uma confirmação. Com o autor, o sexo não é um ponto de apoio do roteiro, mas sim o próprio motivo de sua existência. Ao desenvolvimento da história e dos personagens cabe um bom papel de coadjuvante. Paciência.
Valeria é esposa de Silvio, um aspirante a político gravemente endividado. Não conseguindo pagar o montante, veem o agiota se utilizar de um método brutal: até que a dívida seja saldada, todos os dias um de seus capangas estuprará Valeria.
Manara invoca a sujeira da política a partir da brutalidade da história, mas qualquer conteúdo termina sendo um pretexto para que mostre a maestria no desenho. Seus traços leves contrastam com imagens cruéis de submissão física ou mental. O autor, no entanto, deixa claro desde o início que a sua motivação é o erotismo. Assim, pouco importa se as palavras não convencem: os belos desenhos são muito mais que o necessário. (Diogo Guedes)