Nem sempre são necessárias palavras, mesmo em uma linguagem que as usa em abundância. Contar sem enunciar é o caminho que consolidou Rafael  Sica como um dos nomes mais inventivos e interessantes da  tiras nacionais. Fora do circuito da grande imprensa, o gaúcho reuniu em Ordinário uma seleção dos trabalhos publicados no seu blog homônimo. Quem acompanha os registros da página vê a evolução que resultou no Sica maduro desta obra.

Assim, nas narrativas curtas, o autor nos mostra  cotidianos estranhos,  solitários e paranoicos perpassados pelo silêncio e por uma nem sempre  sutil crítica ao homem e à vida contemporâneos. Nelas, o grotesco é o mais humano, e a normalidade só aparece para ser desconstruída.

Nesse ambiente kafkiano, em que nós aceitamos a estranheza como se ela fosse nossa, o gaúcho mostra tanto sua habilidade narrativa como sua capacidade e versatilidade no traço. Sica foge do humor convencional de tiras e cartuns, mas não o nega: o engraçado existe, mas apenas ao lado do melancólico, do sombrio e do misterioso.


QUADRINHOS
Ordinário
Autor
- Rafael Sica
Editoras - Quadrinhos na Cia
Preço - R$ 29
Páginas - 128