Foram necessários quase dois anos e 35 idiomas até que Um dia (no original One day), o estimado romance do autor britânico David Nicholls, ganhasse uma versão em português. O autor de 45 anos, cujo último livro figura desde 2009 entre os mais vendidos nos EUA e na Inglaterra, faz parte de uma geração que inseriu as drogas e a música pop na literatura.

Por mais que essa duplinha sempre soasse indissociável, foi dos anos 1990 para cá que a literatura consolidou uma tabelinha certeira com o par, em clássicos como o vertiginoso Trainspotting, (1993, do escocês Irvine Welsh) e o cômico Alta fidelidade (1995, do inglês Nick Hornby). Ambos ganharam versões cinematográficas (respectivamente pelas mãos de Danny Boyle e Stephen Frears) com aura cult.

A sacada de Um dia, um romance melífluo sobre um casal inusitado, é ser menos “químico” do que Trainspotting e menos pop do que Alta fidelidade. Nicholls supre essa carência habilmente, com altas doses de humor. O livro, que ganhou excelentes críticas, está “destinado a ser um clássico moderno”, segundo o  Daily Mirror. (Thiago Lins)

ROMANCE
Um dia
Autor
- David Nicholls
Editora - Intrinseca
Preço - R$ 39,90
Páginas -416