Qualquer texto que trate sobre assuntos ligados à internet corre o risco de facilmente se tornar efêmero. Isso se dá pelo dinamismo que permeia termos contemporâneos – e cada vez mais cotidianos-, como “redes sociais” e “convergência midiática”.
A sensação que fica no contato com o primeiro livro do pesquisador – e também blogueiro – Ricardo Oliveira é que esta é uma daquelas obras necessárias, não pelo seu teor permanente, mas por pontuar de forma rica um momento, nos trazendo um breve panorama das transformações sociais na era da convergência.
O livro trata, sobretudo, de um estudo sobre a mudança paradigmática da produção (outrora restrita) de conteúdos que passa a ser também praticada pelo usuário: com estética e escritas próprias, os blogs figuram como endereços virtuais que possibilitam ao internauta a produção participativa.
O Brainstorm#9, criado por Carlos Merigo em 2002, é o exemplo que Oliveira nos traz de um blog referência entre profissionais e estudantes de publicidade e propaganda, para além da função “diários virtuais” comumente associados aos blogs.
COMUNICAÇÃO
Blogs – Cultura convergente e participativa
Autora: Ricardo Oliveira
Editora: Marca de Fantasia
Preço: R$ 12
Páginas: 80