Existe aquele velho clichê do "não julgue o livro pela capa" e existe o momento em que o mandamos às favas e julgamos tudo pela capa. Foi o que fizemos nesta lista. Nossos três designers - Hallina Beltrão, Janio Santos e Maria Luísa Falcão - elegeram, cada um, as cinco melhores de 2016. São eles que pensam a imagem do Pernambuco nas versões impressa, online e redes sociais.
O critério para eleger as capas era livre. E o resultado foi uma lista plural, tanto na parte estética, quanto por ter editoras de todos os tamanhos e nacionalidades.
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Hallina Beltrão
Comentário geral: "As capas tem técnicas variadas, das feitas artesanalmente - o que torna cada exemplar único -, como as brasileiras de Marinheiro só e O limite da navalha, às minimalistas, como as da coleção especial dedicada a Franz Kafka".
Marinheiro só
de José Luiz Passos
Mariposa Cartonera
"A capa é feita artesanalmente em papelão, o que torna cada exemplar único".
The complete stories
de Flannery O'connor
F3G Classics
"A capa, que traz uma ilustração em aquarela, faz parte de uma coleção da obra de Flannery O'Connor".
Coleção Kafka
de Franz Kafka
Penguin Books
O limite da navalha
de Ítalo Diblasi
Garupa
Projeto gráfico de Juliana Travassos, Amanda Cinelli e Xu Xuyi
"O uso de espelhos na capa, além de inusitado, torna cada livro uma peça única".
The idea of communism 3
de Alex Taek-Gwang Lee
Penguin Books
Janio Santos
A invenção de Morel
de Adolfo Bioy Casares
Biblioteca Azuls
Design de Mariana Bernd com colagem de Zé Vicente
"Mais uma edição do clássico de Bioy Casares. Gostei da colagem e dos elementos de sua composição, dando forma a uma ilha e a(s) realidade(s) que vemos nesta trama".
História de quem foge e de quem fica
de Elena Ferrante
Biblioteca Azul
Design de Mariana Bernd
"Acho lindas as capas da série napolitana de Elena Ferrante. Mas destaco essa (volume 3), cujo cenário formado por duas mulheres que não vemos, o foco no vazio entre as duas e um mar quieto e solitário que me faz lembrar dos quadros de Edward Hopper".
Macunaíma
de Mário de Andrade
Companhia das Letras
Design de Carlo Giovani
"Uma capa fantástica, ilustrando uma figura que podemos identificar como lisa e rústica, cheio de dobras e malemolências, caindo sem pressa em um berço de folhas".
Box dos diários de Francisco Brennand
de Francisco Brennand
Inquietude
Design de Flavio Flock
"São 4 livros que formam o box com os escritos do pintor, escultor e ceramista. Mas os 3 primeiros volumes mantém uma uniformidade: cores mornas, pattern com uma obra sua. Dentre as 3, a que mais gostei foi a terceira, com uma repetição de sua medusa e um fundo verde claro".
O princípio da caixa preta
Matthew Syed
Editora Objetiva
Design de Eduardo Foresto
"Gostei muito da aplicação do título. Tipografia toda em caixa alta, de fácil leitura e sem serifa, a cor (afinal, caixa preta é, na verdade, laranja) e os três lados do retângulo formado pelas palavras completam uma capa simples e direta".
Maria Luísa Falcão
Antropofagia: Palimpsesto Selvagem
de Beatriz Azevedo
Cosac Naify
Design do coletivo Bloco Gráfico
"A escolha da tipografia utilizada na capa relaciona-se muito bem ao tema. As formas descoordenadas na ilustração também transmitem um quê artístico e adicionam muito bem ao design feito".
Livros da coleção Antologia Postal
de vários autores
Azougue Editorial
Design de Germano Weiss
"A combinação de ilustração e tipografia trabalham muito bem nos livros desta coleção. Além disso, saber que eles são fabricados artesanalmente traz um valor enorme a cada exemplar: são únicos".
O homem sem doença
de Arnon Grunberg
Rádio Londres
Design da Rádio Londres, ilustração de Toni Demuro
"Muitas vezes as melhores capas chamam atenção justamente por sua simplicidade. Pode-se notar isso nas ilustrações de capa neste livro: têm um ar mais minimalista, sendo justamente o que as tornam interessantes, adicionado à escolha de uma paleta de cores mais reduzida".
Poesia Completa
de Sebastião Uchoa Leite
Cosac Naify / Cepe Editora
Design de Paulo André Chagas
"Torna-se muito interessante o design de capa que escolhe por utilizar apenas elementos tipográficos. Além de ser um diferencial, é maior o grau de dificuldade no processo de elaboração".
Salões de Paris
de Marcel Proust
Carambaia
Design de Tereza Bettinardi
"Esta capa acerta ao exprimir um sentimento de art nouveau francesa, ficando por conta da ilustração feita em acabamento dourado".