35339451984 7b19b2c37d z

 

 

Flashes do que tá rolando na Flip 2017 nesta quinta-feira (27), pelo editor do Pernambuco, Schneider Carpeggiani: 

 

1 - "Se um autor consegue falar no gerúndio e escrever sobre o gerúndio, espero que ele consiga também escrever sobre o presente. Está na hora de uma literatura de interveção”, destacou a presidenta da Fundação José Saramago, a jornalista Pilar del Rio, em sua coletiva de imprensa hoje de manhã na Flip.

2 - Pilar é uma das estrelas mais procuradas pelo público e imprensa durante essa Flip, sobretudo por sua capacidade em lançar máximas certeiras. Quando questionada sobre o que achou da Casa Amado e Saramago (espaço da programação paralela da Flip, parceria entre a Fundação José Saramago e a Casa Jorge Amado), foi implacável: “Achei muito pequena. São dois autores tão queridos, que o lugar certo para a casa seria a Igreja da Matriz (palco dos debates oficiais desta edição da festa)”.

3 - Convidado da programação oficial da Flip, o escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto, contou para a gente que lança no começo do próximo ano seu novo romance. Ele o considera seu trabalho “mais cru e mais sexual”. Com título de Cloro, a obra sai pela Companhia das Letras.

4 - A crítica situação do estado do Rio de Janeiro é lembrada nas ruas e nas mesas desta edição da festa. Mais cedo, na Casa da Folha, o escritor Sérgio Rodrigues soltou: “O Rio de Janeiro está na vanguarda do atraso. O país todo está numa situação difícil. Talvez o Rio de Janeiro esteja só alguns anos na frente”. Antes da cerimônia de abertura, na noite de ontem (26), um grupo de manifestantes se prostrou na frente da Igreja da Matriz chamando o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, de “assassino”.

5 - “Talvez seja na Uerj que o estudo da literatura brasileira esteja mais vivo nesse momento” afirmou a pesquisadora Beatriz Resende, em sua mesa na programação oficial da Flip esta tarde, lembrando o drama que vive a universidade devido à crise enfrentada pelo Rio. Beatriz destacou ainda o fato da instituição ter sido pioneira em cotas.

6 - Os 70 anos do escritor Raimundo Carrero são lembrados sábado, às 10h, com uma homenagem especial na programação do Sesc aqui na Flip.