Ilustração Karina Freitas

 

Segundo texto da matéria de Ensaio: Olinda, eu peço que você me espere

 

1

Chega. Saio da farmácia e abro o guarda-chuva. Vou pra casa, meus comprimidos já no bolso. É domingo, a noite é feia, e me sinto mal, enjoado, meio surdo. A Boca Maldita tão quieta, não se escutavoz alguma, será o fim? E este vento que não canta, a garoa que engrossa, masnãosabe batucar? Melhor assim, minha cabeça até agradece — valeu, silêncio. Subo a Muricy me achando um homem de sorte. Nada de carro na rua, moto nenhuma, os motores afogados e um asfalto que é só água, nuvens que descem ladeiras, encorpando o esgoto. Curitiba alagada de céu, cortada de rios noturnos, fico à espera de teus gondoleiros. Venham nos remar, é carnaval aqui também, e todo mundo promete despir suasmáscaras, tirem as crianças da cidade, tirem.

 

2

Ainda na Muricy eu a encontro, estacionada com capricho. Uma carruagem branca, de frisos dourados e rodas partidas.Não, nãohá cocheiro por perto, e da parelha que a puxavasó resta um dos cavalos. Preto, narinas vermelhas, olhar de louco, duas bolas de pingue-pongue pintadas. O que houve com o outro bicho, não perguntem, já estamos no lucro. O que sobrou está ali, sendo abraçado por uma velha, o nariz dela colado ao focinho dele. Encharcada, a mulher mete as unhas no pescoço de isopordo animal, por pouco não arranca sua cabeça emplumada, é paixão demais. Risonha e bruta, ela ainda cochicha pra ele: Você é lindo, você é lindo. Quando me vê, quer saber o que acho: Não é a coisa mais linda? Que você já viu?Não éa coisa? Não digo nem que sim nem que não, nunca fui especialista em beleza.

 

3

O vento ficasério, as palmeiras da Biblioteca Pública se curvam, algumas folhas se desprendem e decolam, parecem vassouras voando entre os velhos edifícios, que bruxa vai cavalgá-las? Desequilibrado, um zumbi se abraça a uma das árvores. Ele está um trapo, a maquiagem rubro-negra borrada, um rosto horrível, aquela cara de vela usada, tudo desfeito pela chuva. Triste, vem falar comigo, mal consegue andar. Me estende as mãos e a água pinga suja da gaze em seus dedos. Seuhálito é puro vinho: Me ajuda, por favor. Ele fala, e fede, e quase chora, uma vergonha: Me ajuda com a passagem.

 

4

Na esquina, o diabo atravessa a rua sem olhar pros lados. Desce a Ébano Pereira aos pulos, rindo alto, qual a graça? A capa esvoaçante, o tridente feito lança,como se caçasse almas. Pra que a pressa? Não sou eu quem vai perguntar. Retardo o passo, deixo que o diabo suma de vista, prefiro evitá-lo. Ele chispa rumo à Boca, desviando das poças d’água, a cauda relampeando de purpurina. Ouço sua última gargalhada lá longe, a chuva enfim barulhenta, graças a Deus, e agora é a minha vez de pegar a Ébano. Começo a subir a rua, mas dou azar, sou detido por um bando de travestis de penacho. Esbaforidos, dizem perseguir um fugitivo, a dificuldade é grande, um perigo aquele petit-pavémolhado, as plataformas inseguras. São quatro caras, todos louros platinados e de lentes azuis, só de calcinha e sutiã, e um deles, bem nervoso, pintinha sobre os lábios vermelhos, me pressiona: Você viu o demônio? Viu? Eu digo que não, que demônioo quê, o que é que ele tem? E o outro, com ódio: Ele tem aids.

 

5

Diante do meu prédio, não é que um sapato quase me atinge? Ele cai bem do meu lado, nem sei de onde veio. Na verdade é uma sandália de salto alto, prateada, com longas tiras de couro, acho que de ótima qualidade. Afasto o guarda-chuva e olho pra cima, a testa doendo ainda mais, os comprimidos no bolso. Levo um susto. Da marquise, a um metro de mim, se debruça um anjo. Cabelos de ouro alisados, um conjunto impressionante de acessórios, e unhas, e pupilas, e dentes que brilham ànoite. Apesar do aguaceiro, ele está seco, e suas asas perfumadas se movem devagar, lembram o rabo de um gato em repouso. O anjo me pede, num timbre de passarinho: Alcança a sandália pra mim, por gentileza, ela caiu, olha. Vejo seu pé descalço balançando no ar sobre minha cabeça, um pé que cheira a óleos e incensos, que suplica por um beijo, e finjo que não é comigo. Se quiser a sandália, ele que desça e venha buscar.

 

6

Chego bem a tempo, a chuva já virou temporal, me safei. Na portaria, dou boa-noite ao porteiro. Ele assiste a um desfile na tevê portátil, o samba-enredo fala de amor e liberdade. O prédio está frio, e a noite de carnaval promete ser comprida. Chamo o elevador, ele demora a surgir. A porta se abre e, lá dentro, vejo uma menina de oito ou nove anos e o assoalho coberto de confetes. Ela está de pijaminha rosa, batom preto, chinelos de dedo. Carrega uma foice de plástico da minha altura. Penso que é hora de criança estar na cama, onde é que já se viu, quem é você, cadê teus pais? Pergunto a ela: O que é que você tá fazendo aqui? E ela, uma graça, sorrindo: Eu tava só te esperando.

 

7

Entro no elevador, a menina nos fundos da cabine. Aperto o doze e a porta se fecha. Ouvimos um estouro na rua, eu tomo outro susto, decerto é um raio, digo a ela, e dos perigosos. Uma explosão maior e, de repente, cai a luz do prédio, o cantor emudece na tevê, a bateria se desintegra e já era a liberdade, o amor ninguém viu, deixamos o samba morrer, como é que pode, não levamos jeito pra alegria, perdão, domingo de carnaval em Curitiba é sempre assim. É o escuro desta caixa fechada, a mudez dentro dela, esta menina que não quer dormir, os comprimidos sem receita, o guarda-chuva pingando no chão, a água dissolvendo o confete, a lama de papelão sob nossos sapatos, e a presença invisível — invisível, mas gelada — de uma foice.

 

 

Segundo texto da matéria de Ensaio: Olinda, eu peço que você me espere