Se definindo como a nova “melhor amiga” dos leitores jovens, a Mood é o mais recente selo da editora Ciranda Cultural. Totalmente focado em obras young adult (YA), isto é, dedicadas ao público jovem adulto, a mais recente publicação é o livro Blu, como a cor azul, da escritora canadense Marie-France Leger.
Com tradução de Karla Lima, a obra narra a história de Blu e Jace, dois jovens com passados trágicos que lidam com si mesmos e com o amor de maneiras distintas. Através do encontro entre os dois, a autora desenvolve temas como relacionamento tóxico, transtorno de personalidade limítrofe, autoimagem, depressão, e ansiedade, criando uma obra com temas relevantes ao público jovem.
De acordo com Samara Buchweitz, publisher do selo Mood, a publicação dessa obra veio a partir do entendimento do relacionamento abusivo como um tema importante de ser tratado em obras young adult.
Nos últimos anos, um dos grandes fenômenos literários entre o público jovem adulto foi justamente a obra É assim que acaba, da escritora americana Colleen Hoover, que chegou até mesmo a ganhar uma adaptação cinematográfica em 2024, contando com a atriz Blake Lively no papel da protagonista, Lily. Falando de um relacionamento tóxico e de violência doméstica, a obra foi ponto de partida para diversas discussões nas redes sociais.
Apesar de temas como esses estarem presentes em grandes exemplos de livros YA, obras lançadas para esse público não são limitadas: livros de fantasia, romances e muitos outros gêneros literários podem ser considerados YA.
A partir dessa visão diversa, a Mood surgiu como um selo editorial que busca se comunicar mais ativamente com o público de leitores jovens adultos, que vem crescendo exponencialmente.
“A gente percebeu que o mercado estava mudando e cada vez mais leitores jovens estavam assíduos e fazendo a diferença. Outras editoras estavam apostando cada vez mais nesse tipo de livro, criando os selos YA e a Ciranda precisava realmente ter um encaixe. Brincamos que [a Mood] era o ‘gap’ que faltava preencher na editora. É muito novo para a gente, mas em pouco tempo estamos tendo uma resposta boa”, sobre a criação do selo Mood, explica a publisher Samara.
Entre os demais livros publicados pelo selo, estão Como sobreviver a um filme de terror, Book Love, Olhares que filtram e Look what you made me do: o que é ser um fã na era Taylor Swift.