Fliporto abre as portas nesta quinta-feira

Festa Literário de Pernambuco, que será realizada entre esta quinta e o próximo domingo, faz homenagem ao escritor Raimundo Carrero e aos trinta anos do lançamento de Da Lama ao Caos, disco de estreia

O escritor Raimundo Carrero, um dos homenageados do evento, participa de palestra sobre a importância das feiras literárias
O escritor Raimundo Carrero, um dos homenageados do evento, participa de palestra sobre a importância das feiras literárias

Começa nesta quinta-feira, dia 14, a Festa Literária de Pernambuco (Fliporto), que será realizada no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, com dezenas de conferências e eventos literários, e com um mix de atrações que englobam outras artes, a exemplo de música, dança e teatro.

Na sua 13º edição, a feira homenageia o escritor Raimundo Carrero e os 30 anos de lançamento do disco Da lama ao caos de Chico Science e Nação Zumbi.

Os portões do evento abrem às 14h, com um sarau conduzido pelo Grupo Literatrupe, que fará homenagem a Chico Science e também ao poeta Miró da Muribeca.

Logo em seguida, um dos principais eventos da Festa: a acadêmica, jornalista, escritora e ensaísta Rosiska Darcy, fará a conferência de abertura Tempos que correm, que abordará a aceleração do tempo contemporâneo. E, depois, participa do lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras, horas, na Livraria Jardim, dentro do Mercado Eufrásio Barbosa.

A edição, que terá como tema Que mundo é este? versará sobre o impacto de algumas técnicas virtuais no cérebro das pessoas. “Like ou deslike? Curtir ou não curtir? A internet, em casos como esse, traz um pensamento binário que pega as pessoas, não tem mais o espaço de dúvida. Esse pensamento dos algoritmos não cabe um sim ou não. De dúvida. Esse pensamento dos algoritmos é muito restritivo, e vai provocando o encurtamento de um pensamento. Ou você está de um lado ou de outro. Isso, inclusive, tem muita importância na radicalização política que a gente vem verificando na sociedade. A frase ‘Ser ou não ser, eis a questão…’ (Hamlet, Shakespeare), nos tempos atuais, isso já não se aplica mais”, questiona Rosiska Darcy, que é editora e diretora da revista da ABL.

Outros temas  merecem destaque na publicação. A reportagem O casal Amado faz homenagem a Jorge e Zélia Amado, ambos ex-acadêmicos, a partir de uma grande entrevista feita por uma jornalista francesa.

Também será homenageado o xilogravurista pernambucano J. Borges, falecido em julho. A publicação, segundo Rosiska, mostra uma versão de obras do pernambucano pelas mãos de uma bordadeira que as recriou com agulhas e linhas. “Publicamos as fotos desses bordados e também fazemos um reconhecimento ao bordado como arte”, conta Rosiska.

Palestra com Raimundo Carrero

O segundo debate do dia contará com a participação do homenageado Raimundo Carrero, que abordará “A importância das festas literárias para a literatura brasileira contemporânea e a formação de novos autores”.

“Essas festas são fundamentais como espaço para o contato entre os leitores e os livros. São atualmente a forma mais eficaz de difundir e dar acesso ao grande público à literatura”, explicou Carrero. A mediação será feita pelo jornalista, escritor e editor das revistas Continente e Pernambuco, Mário Hélio, e com a participação da cineasta Luci Alcântara.

No encerramento do primeiro dia da Festa, haverá uma apresentação musical do DJ Vibra, que fará releitura de músicas de Chico Science.

SERVIÇO

13ª Edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto)
De 14 a 17 de novembro
Mercado Eufrásio Barbosa - Largo do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda
Quinta e sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 14h às 19h