Flip abre as portas nesta quarta-feira

A Feira Literária Internacional de Paraty, que homenageia João do Rio, terá uma enorme variedade de lançamentos e atrações durante os seus cinco dias de realização

Feira Literária Internacional de Paraty, que homenageia o escritor João do Rio, terá uma enorme variedade de lançamentos e atrações durante os seus cinco dias de realização. Desta quarta-feira (9) até o domingo (13), a Flip funcionará entre o dia 9 e o dia 13.

Durante a festa, a pernambucana Vanessa fará o lançamento do livro (Im)Permanência - Reminiscências de uma estrela que brilha mais (Editora Viseu).

João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto era o nome de batismo do jornalista João do Rio, um dos mais importantes cronista da Belle Époque, um crítico observador da vida cultural e mundana da então capital do Brasil.

Com início da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta quarta-feira, 9 de outubro, várias atrações e lançamentos estarão disponíveis. Um dos destaques será a escritora pernambucana Vanessa Valentim, que apresentará a sua mais recente obra, (Im)Permanência - Reminiscências de uma estrela que brilha mais (Editora Viseu). A pernambucana de Petrolina apresenta ao público poemas que transitam em temas como a impermanência, a memória e a dualidade entre ausência e presença.

Vanessa Valentim autografa livro na Casa Escreva, na Flip

Os visitantes da Flip poderão adquirir exemplares no estande da com.tato, localizado na Casa Escreva, Garota (Travessa Gravatá 56c/d).

A obra, inspirada pela trajetória de vida de sua avó, Dona Astrogilda, é uma ode àqueles que continuam a viver em nossas memórias, mesmo após sua partida. Vanessa traça nos versos uma linha tênue entre o que se desvanece e o que permanece, questionando o leitor sobre o significado das ausências e como elas, paradoxalmente, ganham concretude e peso. "A centralidade temática da impermanência, conceito tão presente no budismo Zen, permeia todo o livro", explica a autora.

Mercado editorial

A Editora Modelo faz sua estreia com três títulos a serem publicados durante a Flip: “Os livros antes do livro” e “Composição tipográfica: Como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”, de Cibele Bustamante; e “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto. O lançamento acontecerá no sábado, das 17h10 às 18h40, na Casa PublishNews.

Haverá um bate-papo com Leonardo Neto e Leandro Müller a respeito do livro “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, um dos lançamentos da editora. Na ocasião, também serão lançados os livros de Cibele Bustamante citados acima.

Cultura afro-brasileira para crianças

Também na Flip, o público poderá conhecer o livro “O catador de histórias” (64 págs.) do pesquisador, professor e escritor Edmar Neves (@edmarnevess) reúne três importantes Itans, que são narrativas associadas aos Orixás, e, a partir deles, apresenta para crianças um pouco da cultura afro-brasileira e também importantes ensinamentos sobre escuta, alteridade, respeito e confiança.

Publicada pela Editora Jandaíra (@editorajandaira), a obra conta com ilustrações do quadrinista Afa Vasquez (@afa_vasquez) e paratextos desenvolvidos para auxiliar diferentes tipos de leitores e mediadores de leitura, como glossário e referências bibliográficas.

O livro foi contemplado pelo edital ProAC/SP, para realização e publicação de obra literária infanto-juvenil inédita e estará disponível para comercialização durante a Festa Literária Internacional de Paraty na Casa Poéticas Negras.

Além disso, ele considera interessante introduzir para o público infantil o entendimento de que para a cosmovisão africana – mais especificamente banto-iorubá – não há a distinção maniqueísta de bem e mal, sendo que os elementos de nossa existência possuem aspectos positivos e negativos dentro de si.

Editoras Independentes

Nesta edição, a Flip volta a montar um espaço de iniciativas independentes no Areal do Pontal. Editoras e livrarias como Banca Tatuí, Impressões de Minas, Garota FM, SQN Biblioteca e Lote 42 estarão lá durante todo o evento.
 
 As editoras dessa área também participam da programação paralela da Flip. Cecilia Arbolave, da Lote 42, estará no debate "Reflexões e ações urgentes em prol do mercado do livro e do fomento à leitura no Brasil", na quarta (9), às 17h20, na Casa PublishNews, com Lizandra Magon (Jandaíra),  Ângelo Xavier (Abrelivros) e Luciano Monteiro (CBL).

Na quinta, 10, às 18h, João Varella, da Banca Tatuí, fará parte da mesa "Por trás das páginas: os caminhos do livro - do original aos leitores", na Casa Pagã, com Cristiana Yamazaki (Universidade do Livro), Leopoldo Cavalcante (Aboio) e Valéria Martins (Oasys Cultural).