Escrito pela autora pernambucana Paola LouSilva, o livro Tudo azul, tudo bem - livro 2 vai ser lançado neste sábado (22), às 16h no Pingo Arte Café, no Recife. Cheio de referências a cultura pop, a obra é ambientada nos anos 2000 e trata dos sentimentos típicos da juventude, como o primeiro amor, preocupações com o futuro, medos e inseguranças, desilusões amorosas e as mudanças físicas e emocionais.
Continuação de Tudo azul, tudo bem, publicado no ano de 2016, o segundo livro de LouSilva apresenta a protagonista, Veronique, de forma mais resiliente e aberta às contradições, apesar de ainda manter a sagacidade e ironia. Mais velha, a personagem precisa lidar com as decisões da mãe e a ausência do pai, além de vivenciar um amor não correspondido, descobrir mais sobre a própria sexualidade, ter as primeiras experiências com álcool, entre muitas outras situações.
“Foi engraçado escrever a continuação porque, quando comecei a escrever a história de Nique, eu era um pouco mais velha do que ela. Atualmente, eu sou um pouco mais nova do que a mãe dela. Acho que a cabeça que tenho hoje me permitiu enxergar esses dilemas com olhos mais gentis, entender como eles são importantes na formação da nossa personalidade na adolescência, mas também perceber a graça deles, porque a gente acha que tudo é muito importante e definitivo”, explica Paola sobre o novo livro.
Ela conclui: “Nique é uma adolescente típica. Ela tenta esconder sua vulnerabilidade, mas está cheia de dúvidas – e as certezas que ela tem, vão sendo refutadas para que ela perceba que ela tem muito a aprender e que tá tudo bem, porque ela está no momento certo pra isso. Ela é meio mandona, algumas vezes é um porre, mas é a forma que ela encontrou de ajudar e proteger as pessoas que ama”.
Através da personagem tipicamente adolescente, Paola LouSilva pôde transpassar os sentimentos e experiências vivenciados e observados na própria adolescência para o primeiro livro, tendo o publicado pouco tempo depois de sair da escola. Agora, quase 10 anos depois, a escritora revisita a sua narrativa e personagens com um olhar mais maduro, porém ainda sensível e atento às emoções exacerbadas dos jovens.
Dessa forma, Tudo azul, tudo bem - livro 2 é uma obra que fala da adolescência através de muita nostalgia, principalmente para aqueles que foram jovens nos anos 2000. A narrativa se passa no Recife e diversos locais conhecidos da cidade estão presentes na trama, a exemplo do Parque da Jaqueira e do Bairro do Recife.
SERVIÇO
Lançamento do livro Tudo azul, tudo bem - livro 2
Data: sábado, 22 de março
Horário: a partir das 16h
Local: Pingo Arte Café (R. Dom Miguel de Lima Valverde, 39, Espinheiro, Recife - PE)